segunda-feira, 17 de julho de 2017

# FICAR DOENTE AS VEZES FAZ BEM


Quando eu era criança, eu gostava muito de passar as tardes na casa da minha avó, ela dizia umas coisas engraçadas, e que hoje fazem todo sentido e eu as encontro até em meio às citações do respeitado Cortella.
Uma das coisas que minha avó falava, era que ficar doente às vezes poderia fazer bem. Esta semana adoeci, e pude entender o que isso quer dizer.
Quando adoecemos é o corpo falando, dando sinais de que algo não está bem, adoecer é até necessário para lembrarmos que somos de carne e osso e não feitos de ferro.
É um bom momento para refletir a respeito de nossas escolhas e dos caminhos que elas nos levaram a trilhar.
Talvez a maior escolha da minha vida, tenha sido a de me candidatar e me tornar uma pessoa pública, e tenho orgulho de como trilho esse caminho que escolhi, com honestidade, transparência e acima de tudo mantendo firmes meus valores de família. Entretanto, é inevitável que os questionamentos venham a minha mente.
Questiono-me se tanta luta às vezes é em vão, se as pessoas terão o que merecem, respeito e dignidade, me pergunto inclusive se elas querem realmente isso.
Estive no hospital essa semana, e mesmo estando passando muito mal, um enfermeiro me questionou a respeito da política atual e do futuro, se será bom ou não para todos nós. Ele me disse também que não acredita mais na política do nosso país.
Em um primeiro momento, me senti invadida, naquele instante eu estava fragilizada por uma doença e precisando de atendimento, mas deixei que aquele moço falasse o que pensava. Foi quando ele me disse que não acredita na política por ter tido uma experiência ruim com um vereador. Então, eu disse a ele tudo que aquele moço precisava ouvir, disse que não sabia o que ele havia vivenciado e que eu o respeitava, porque acredito que as pessoas reagem segundo as suas experiências, porém, quase sempre cometemos dois erros graves, o da generalização e distorção. O primeiro nos deixa cegos, misturando todos em um caldeirão enorme que se chama julgamento, e nesse caldeirão ninguém presta aos nossos olhos. O outro, a distorção, faz com que distorcemos os fatos reais, nos bloqueando para qualquer outra experiência, e assim acreditando em tudo que ouvimos de ruim, sendo verdade ou não. Enfim, depois de me ouvir, ele me disse que eu estava certa, pois nunca havia ouvido falar nada de ruim ao meu respeito.
Eu já me senti assim, descrente, mas ao invés de ficar nas redes sociais falando mal da nossa política, primeiro eu procurei alguém em quem eu acreditava para apoiar, depois me candidatei.
Quando me pergunto hoje se as pessoas terão dignidade e respeito, é porque acredito que esta é uma luta de todos nós, "sejamos a mudança que queremos ver no mundo"!
Às vezes penso que estamos igual a esposa traída, que assistia seu marido chegar tarde todas as noites, e ainda se perguntava se estava ou não sendo traída, com medo da verdade, como se fosse melhor viver na mentira.
Quanto à política nacional, é isso que queríamos? Viver na mentira? Será que queríamos realmente saber a verdade do que acontece em Brasília?
Minha opinião bem sincera, parafraseando o poeta, mais vale a dor da verdade, que alegria da mentira. Tudo que está acontecendo no nosso país é bom para nós, para o nosso futuro e nós pedimos isso nas ruas, agora é encarar!
Encarar de forma madura, sem generalização e distorção. As pessoas boas não merecem isso, e acredite, uma pesquisa muito recente, diz que elas são a maioria em todo o mundo!
O que aconteceu conosco é que aceitamos durante muito tempo sermos governados pelos maus, com um ditado leviano, de que política, não se discute!
Discute sim!
É por não querer falar sobre política que chegamos a esse ponto.
Já pensou em procurar a pessoa que votou? Pensou em fazer uma visita em seu gabinete ou pedir que ele ou ela vá até sua casa conversar com sua família a respeito do que fez até hoje? Se interessa em perceber também o que ele ou ela passam no seu dia a dia, quais são suas dificuldades?
Discuta política com seus políticos!
Eu acredito nas pessoas de bem da minha nação, acredito ainda que somos nós, que devemos liderar, em todas as áreas.
Você é uma pessoa boa? Faria melhor?
Então, seja um líder na área que você atua! Somente assim, vamos mudar esse país, vamos ter dignidade e respeito.
E eu, no caminho que escolhi, preciso de todos vocês!

Nenhum comentário: